Haras
Em meados do século XVIII (1852), nasceu na região o Sr. Cassiano José de Oliveira, avô de Minha mãe Maria Aparecida de Oliveira, portanto meu Bisavô, mais conhecido como “Tenente Cassiano”, não sendo Tenente de Carreira militar, mas adquirida no tempo do Império, pratica comum na época pelos grandes fazendeiros e Senhores de Engenho e falecido em 09/06/1929.
Proprietário de uma grande extensão de terras localizada na região hoje conhecida como “Cachoeira”, ele viveu e criou ali sua família, sendo que no local onde hoje fica localizada a sede do “Haras do Tenente” foi construído por ele uma sede para a produção de Leite, ficando esta região também conhecida como “Retiro”.
Por volta de 1946, meu pai Sr. Josias Ferreira de Rezende então recém-casado, comprou a propriedade do Sr. “Zequinha” filho do Tenente, a parte da fazenda que ele havia herdado do pai, onde fui nascido e criado, tendo inclusive meu umbigo enterrado no mourão da porteira.
Com o falecimento de meu pai em junho de 2011, a posse da fazenda foi transferida para mim a título de herança.
Meu pai era de família de muladeiros, seu pai Antonio Ferreira de Andrade, e seus tios Juscelino, Arthur, Neca e outros tantos parentes, todos muladeiros nascidos e criados na região de Passa Tempo/MG., um dos berços da Raça Pêga.
Portanto criar jumentos, cavalos e muares nada mais é para mim do que um resgate do passado, está no sangue, fui criado no lombo de cavalo e mula, daí o grande prazer de poder ser um criador e dar sequência em tudo isto. Meu pai, de onde estiver tenho certeza que está acompanhando tudo de perto e com muita satisfação.
Antonio Adoverlino Andrade